1° Promotoria de Rio Largo lança Projeto Diálogos em Rede
A tecnologia passou a ser uma das mais importantes maneiras de difundir o conhecimento e novas práticas para a sociedade. Nesse contexto caótico de pandemia e isolamento social, ocasionado pelo Novo Coronavírus, em que as ações presenciais foram suspensas, mas as demandas sociais mantiveram-se emergentes e exigindo respostas urgentes, pensando assim o Ministério Público, por meio da 1° Promotoria de Justiça de Rio Largo, criou o Projeto Diálogos em Rede, coordenado pelo promotor de Justiça Cláudio Malta, com o objetivo de adaptar-se e acompanhar o “novo tempo” da sociedade, integrando-se de forma mais efetiva ao uso da internet e das redes sociais para promover, maior aproximação de sua atuação com a população.
“Inicialmente, o projeto foi pensado para ser executado em Rio Largo, entretanto pela dimensão e pelo impacto que ele propõe, nós decidimos expandir o projeto para outros municípios alagoanos, no sentido de prestar os esclarecimentos necessários para articular, mobilizar e garantir a implementação também do projeto nos municípios”, enfatiza o coordenador do projeto e promotor de Justiça, Cláudio Malta.
O projeto trabalha com duas estratégias tecnológicas muito importantes, criando ambientes educativos através da rede de WhatsAap (encaminhamento de diversas informações sobre Direitos Infanto-juvenis, atividades educativas e pedagógicas a serem aprendidas pelo profissional de educação e também na orientação e apoio às famílias das crianças e adolescentes que fazem parte do ambiente escolar) e da rede Instagram (apresentação de diversas exposições temáticas das mais relevantes e inteiradas com a realidade do cotidiano do profissional de educação).
O Projeto Diálogos em Rede pretende estabelecer um canal de comunicação para “conversar” com os diversos atores do sistema de garantia de direitos ao longo dos próximos meses. “Vamos ter exposições sobre o papel do professor como agente de transformação social; a informação como instrumento de defesa e autodefesa da criança e do adolescente contra o abuso e a violência sexual; exposições sobre bullying, racismo, violência institucional. Nós estamos preparando uma série de conteúdos e articulando com diversos parceiros, mestres, doutores, pessoas com livros publicados, experiências internacionais que vem para o projeto e vão ter esses diálogos com vocês, assim a gente espera estar facilitando o acesso de todos vocês à informação, que possam ajudar a vocês a ter um conhecimento de qualidade e se sentirem aptos a lidar com as situações do cotidiano, que surgem no ambiente escolar, e muitas vezes exigem do profissional de educação um conhecimento mais técnico para que possa ajudar a criança e o adolescente”, explica o promotor de Justiça Cláudio Malta.
O Diálogos em Redes vai usando as novas tecnologias para criar um imenso ambiente de aprendizagens e conhecimentos, construindo uma grande rede de proteção à Infância.
A série de atividades do projeto será realizada até o dia 10 de dezembro.
Para participar e acompanhar o Diálogos em Rede, basta acessar o Instagram da 1° Promotoria de Rio Largo: @1promotoriaderiolargo e saber mais informações.
Por Cínthia Fernanda