23 de setembro de 2019

Acupuntura: o que é, como funciona e seus benefícios

Entenda o que significa essa intervenção milenar, suas indicações, como é uma sessão e muito mais, com a fisioterapeuta e especialista em Acupuntura, Dapnhe Vargas.

Dapnhe Vargas, fisioterapeuta e especialista em Acupuntura pelo INCISA/IMAM de Belo Horizonte – Minas gerais, em 2010 e Pós-Graduada em Saúde Pública pelo CESMAC, Maceió-AL, em 2012.

 O que é Acupuntura?

A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste em  estímulos de pontos localizados na superfície da pele através de agulhas, ventosas, massagens e  do calor da queima da moxa, um bastão de artemísia em brasa, preparada com ervas. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.

É uma técnica que trata o corpo por inteiro, e não apenas deficiências isoladas, sendo mais uma alternativa de tratamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. No Brasil, a Acupuntura  não se encontra regulamentada  e pode ser utilizada por todos os profissionais da área de saúde, cujos respectivos Conselhos Federais editaram Resoluções, podemos citar: Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Educação Física e Terapia Ocupacional.

 

Para que serve?

A Acupuntura serve para melhorar a parte psicossomática e física da pessoa, através do estímulo do sistema nervoso incentivando os órgãos a produzirem substâncias do próprio organismo para regularizar seus funcionamentos e também melhorar a parte emocional, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil só  deve ser realizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico. 

Conheça alguns benefícios que a acupuntura proporciona abaixo:

  • Diminuição  de dores;
  • Diminuição do estresse;
  • Problemas e dores articulares;
  • Contraturas musculares;
  • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Ajuda no combate da depressão, da insônia, do síndrome do pânico, da ansiedade;;
  • Diminuição e até o término do uso de dependentes de psicofármacos. 

Como é a sessão de Acupuntura?

A sessão de acupuntura se inicia com a avaliação, identificando as causas dos distúrbios que geram os sintomas na pessoa, através de uma entrevista (questionários com diversas perguntas associadas aos hábitos de vida, presença de doenças, histórico familiar, sintomas, queixas, etc) e da observação dos pulsos, da língua, olhos e outras tantas características, que variam conforme a técnica que o profissional irá utilizar.

Depois de identificadas as causas, os pontos serão escolhidos, iniciando-se assim, a inserção das agulhas. Na maioria das vezes a pessoa fica deitada de 20 a 30 minutos com as agulhas, que são esterilizadas e descartáveis, sendo quase nulo o risco de infecção ao paciente. Ao terminar o tempo, as agulhas são retiradas e as mudanças e melhoras podem ser sentidas tanto imediatamente pela pessoa como apenas após alguns dias, variando conforme cada caso e dependendo da sensibilidade de cada paciente, sendo muito difícil prever um número definido de sessões até o indivíduo receber alta.

Quais os tipos de Acupuntura?

Existem diversos tipos de acupuntura, e cada uma apresenta uma função diferente:

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Essa técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas metálicas ou sintéticas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

No caso da acupuntura estética, essa técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

Quem pode realizar tratamentos?

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas.

 

A partir de outubro, as sessões de acupuntura serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 16h, na Ampal. Marque já seu atendimento através dos números: (82) 98878-6336 / (82) 98851-8884

 

23 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *