Ampal apoia e prestigia Solenidade do Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes
Solenidade é prestigiada por diversas autoridades do MP e de outras instituições
“Então, vi um novo céu e uma nova terra”, foi com essa passagem bíblica que o presidente da Ampal, Flávio Gomes da Costa Neto, iniciou o seu discurso durante a Solenidade de Apresentação de Resultados e de Homenagens do Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes, ocorrida na última quinta-feira (31/01), em Arapiraca. A iniciativa visa a capacitação e a inserção no mercado de trabalho de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas, como uma oportunidade de eles transformarem suas vidas.
O representante da entidade de classe do MP, Flávio Gomes da Costa Neto, fez questão de saudar a todos os adolescentes, chamando-os pelos nomes, aos quais intitulou como as maiores autoridades do projeto. Também fez questão de saudar e nominar cada membro do MP que esteve presente ao evento.
“Eu vejo um novo céu, uma nova terra, uma nova esperança, dentro de uma terra promissora. Eu vejo luz. Eu vejo vida. Eu acredito. Cada adolescente é responsável por recomeçar. Cada adolescente está tendo a oportunidade de ter uma nova vida. Rumo ao sucesso”, discursou Flávio Gomes.
Sobre o apoio da Ampal ao projeto, o presidente enfatizou que ressocializar jovens infratores e prepará-los para o mercado de trabalho deve ser um compromisso social de todos e parabenizou os idealizadores.
“Tenho o maior orgulho desse projeto. Por isso, com muita alegria e honra, a Ampal fez questão de abraçá-lo. Todos merecem novas oportunidades. Precisamos ter o compromisso de contribuir para uma verdadeira transformação social. Parabenizo aos promotores Maurício Amaral Wanderley e Viviane Karla pelo projeto, destacando também a participação do promotor Rogério Paranhos. Parabenizo e agradeço a todos que se envolveram e abraçaram essa causa”, expôs o presidente da Ampal.
O Procurador-Geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, fez um relato pessoal como forma de motivar os adolescentes de que sempre é possível Recomeçar.
“A vida é uma estrada que tem escolhas de percursos e, em alguns momentos de nossas vidas, nós cometemos falhas, optando pelo entroncamento errado. Isso nos faz seguir por aquele caminho tortuoso e todo esburacado, porém Deus nos mostra que é possível recomeçar. Vocês são muito jovens, se erraram, estão tendo agora a chance de recomeçar. Abracem essa oportunidade e sejam muito felizes”, destacou o PGJ.
O Corregedor-Geral do Ministério Público de Alagoas, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, também fez questão de prestigiar o evento, valorizando a iniciativa de membros do MP. “O Ministério Público cumpre o seu papel de agente de transformação social ao conceder essa oportunidade a esses jovens. O MP busca estar atento às demandas sociais e tem buscado fazer sempre um excelente trabalho em prol dos legítimos interesses e necessidades da sociedade. Desejo um grande futuro a todos”, expôs o corregedor.
Um dos idealizadores do projeto, o Promotor de Justiça Maurício Amaral Wanderley fez questão de contextualizar como surgiu o projeto e de apresentar cada etapa desenvolvida e as que ainda serão realizadas. Ele também fez um retrocesso de sua atuação como membro do MP e dos projetos desenvolvidos por entender a missão social da instituição e por estar atento aos anseios da sociedade, bem como destacou a rede de parceria formada para consolidar o Recomeçar, agradecendo a todos os envolvidos.
“Como membro do MP, não busco focar apenas nas questões burocráticas, mas tenho aprendido a abrir os olhos, os ouvidos e o coração para reconhecer a necessidade de cada pessoa. Foi assim que escutei o grito de socorro desses adolescentes durante audiências públicas realizadas. Uma rede de parcerias foi formada para concretização dos objetivos almejados pelo Projeto. Agradeço imensamente a todos. O projeto ofereceu uma chance e agora cabe a cada adolescente o esforço e a dedicação suficientes para se manterem no mercado de trabalho e conquistarem outros sonhos. Cada um está tendo uma nova oportunidade, uma nova chance para mudar de vida e ter um futuro melhor”, declarou o promotor.
Complementando a apresentação dos objetivos do projeto, a promotora de Justiça Viviane Karla da Silva Farias, também idealizadora do Recomeçar, emocionada falou sobre a alegria de desenvolver esse trabalho na sua cidade natal e de ser membro do Mo, bem como motivou os adolescentes a percorrerem o caminho do bem e do crescimento pessoal e profissional propiciados. Abordou ainda sobre os novos cursos que serão ofertados: “A emoção tomou conta de mim, pois contribuir para mudar a vida de tantos adolescentes, mais do que uma missão, é presente divino. Tenho muito orgulho e honra de fazer parte do Ministério Público do Estado de Alagoas. Tudo o eu espero é que todos agarrem essa oportunidade e que os outros se juntem a nós nessa corrente do bem”, expôs a promotora.
O projeto
O Ministério Público do Estado de Alagoas, por intermédio da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, com atribuição na área da Infância e Juventude, idealizou o Projeto Recomeçar – Oficina De Jovens Aprendizes.
A Constituição Federal aduz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade o Direito à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, ao Lazer, à Profissionalização, à Cultura, à Dignidade, ao Respeito, à Liberdade e à Convivência Comunitária, além de colocá-los a salvo de toda negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Os idealizadores do projeto, promotores de Justiça Maurício Amaral Wanderley e Viviane Karla da Silva Farias, esclareceram que com base na legislação e no entendimento de que a falta de oportunidade e de perspectiva de vida, aliadas a questões familiares, à pobreza e a outros fatores influenciam para que os adolescentes enveredem no mundo do crime e, ainda, na busca para mudar essa realidade e propiciar uma oportunidade de vida é que surgiu esse projeto que, por meio das mais diversas parcerias visa a capacitação e a inserção no mercado de trabalho, contribuindo para uma transformação do interior para o exterior.
O evento
A última quinta-feira foi marcada por muita emoção durante a Solenidade de Apresentação de Resultados e de Homenagens do Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes. Na oportunidade,
Na oportunidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou a entrega dos certificados do Curso Promotor de Vendas, o primeiro ofertado aos adolescentes. Novos cursos serão ofertados em parceira com Senai, Prefeitura de Arapiraca e outras instituições.
Durante a cerimônia, ainda esteve na programação, homenagens a parceiros do evento. Foram homenageados com a entrega de uma placa de agradecimento o prefeito de Arapiraca, Rogério Auto Teófilo; o procurador do Ministério do Trabalho, Luiz Felipe dos Anjos de Melo Costa; a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Anadja Gomes de Almeida; o presidente da Fecomércio, Wilton Malta de Almeida; a auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Dulciane Montenegro de Lemos Alencar e o diretor-presidente da Asa Branca Distribuidora, José Hipólito Correia Costa. Foram homenageados também com flores ou canetas, o gerente do Senac, Carlos Pessoa; a professora Vera Lúcia, que capacitou os adolescentes no curso de Promotor de Vendas. Além dos servidores do MP, a cerimonialista Cristina Mendes pela organização do evento e apoio dado ao projeto, o publicitário Thiago Henrique pela criação da marca e demais artes e a diretora de Comunicação, Janaina Ribeiro, pela divulgação na mídia.
Finalizando as homenagens, o PGJ e o presidente da Ampal, surpreenderam os promotores de Justiça Maurício Amaral, Viviane Karla e Rogério Paranhos, que estão desenvolvendo o projeto, com a entrega também de uma placa de homenagem.
Após as homenagens, os adolescentes receberam os certificados de conclusão do Curso de Promotor de Vendas. Além disso, representantes da gestão municipal e do Senai, assinaram o contrato para a realização de novos cursos.
Os adolescentes também foram surpreendidos durante o evento, pois receberam a notícia de que já começarão a trabalhar na próxima segunda-feira, dia 04 de fevereiro. Houve sorteio do local de trabalho durante a cerimônia. Os empresários da Distribuidora Asa Branca, Unicompra, Popular Alimentos, Supermercado São Luiz, S. Pessoa Distribuidora, Supermercado 15 e Tio Vieira que aderiram ao projeto tiveram a oportunidade de participar desse momento, sendo chamados ao palco para o acolhimento dos contemplados com empregos por suas empresas.
A solenidade foi prestigiada, logo na abertura, pela apresentação do Coral Cantando e Aprendendo da Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva e, ainda, houve a participação da banda da Polícia Militar de Alagoas durante toda a solenidade.
A plateia, bastante diversa, teve a presença de representantes dos poderes executivo, judiciário e legislativo, de representantes dos parceiros no projeto, além dos beneficiários, seus familiares e amigos. Do MP, estavam também presentes, o diretor do CAOP, promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, do coordenador das Promotorias de Justiça de Arapiraca, Promotor de Justiça Adivaldo Batista, além dos promotores Saulo Ventura, Rogério Paranhos, Rodrigo Soares, Napoleão Amaral, Lucas Mascarenhas, Dennis Guimarães e Lucas Schitini; o Subprocurador-Geral Administrativo-Institucional Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; o Corregedor-Geral Substituto Luiz Medeiros e os Procuradores de Justiça Eduardo Tavares e Valter Acioly.