Após recomendação do Ministério de Saúde, Alagoas vai utilizar vacinas em estoques para novas aplicações
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou nesta segunda-feira, 22, que o Estado vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde (MS) para a utilização de todas as vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da primeira dose.
Ontem, o ministério autorizou o uso dos imunizantes diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Anteriormente, o MS orientava que metade das vacinas fosse reservada para garantir a aplicação da segunda dose. A determinação, na prática, pode dobrar o número de pessoas imunizadas com a dose inicial.
Até ontem, o Governo de Alagoas confirmou que 198.881 doses das vacinas foram aplicadas no Estado. Desse total, 149.958 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, e 48.923 já vacinadas com a segunda dose.
No sábado, Renan Filho anunciou a chegada de um novo lote com 88.200 doses de vacinas. Os imunizantes vão contemplar mais quatro faixas etárias entre os idosos que vão poder receber a primeira dose, sendo os alagoanos que tenham 68, 69, 70 e 71 anos.
Foram 52.200 doses de CoronaVac e 36.000 de AstraZeneca. Os imunizantes chegaram no Aeroporto Zumbi dos Palmares e foram levados para a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) para serem distribuídas ao longo da semana aos municípios.
Com informações do site: Tnh1