Chuvas intensas devem perdurar até amanhã, dia 01, inclusive na capital, alerta Semarh
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu aviso de chuvas de intensidade fraca a moderada nas regiões do Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. As precipitações devem se intensificar durante a tarde desta quarta-feira (31), podendo se estender até quinta-feira (01).
Segundo a assessoria de Semarh a atuação de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de sudeste está favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, principalmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas. Atenção especial também para as regiões do Litoral e Baixo São Francisco de Alagoas.
Riscos associados
O aviso ressalta ainda que as chuvas de intensidade fraca a moderada podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo região metropolitana de Maceió.
Nas demais regiões ambientais de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Alerta amarelo e laranja
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia foram emitidos dois alertas: um na cor amarela, que deve atingir 66 municípios alagoanos e outro na cor laranja, que deve atingir 31 cidades.
Para os municípios com alerta amarelo, de perigo potencial, a previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Já para o alerta laranja, de acumulado de chuva, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Para mais informações: Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Cada Minuto