Como a Psicologia pode ajudar nos conflitos diários e melhorar a qualidade de vida?
A psicóloga e especialista em Psicopedagogia, Simone Bezerra fala sobre a importância da terapia, através da abordagem Gestalt terapia para que as pessoas possam enfrentar seus problemas e mudar a realidade.
A busca do autocuidado deve ser uma constante na vida do ser humano. Partindo desse pressuposto, é crucial indagar: como cuidar dos outros, sem antes cuidar de si mesmo? “Conhece-te a ti mesmo!” Sócrates (399 aC).
Esse questionamento me traz à memória a preparação a que nós somos submetidos em voos domésticos ou internacionais: os comissários de bordo instruem sobre o correto modo de usar a máscara de oxigênio, em caso de emergência. Curiosamente, ensinam-nos que, em havendo necessidade, primeiro devemos colocar a máscara e depois intervir em prol de outrem, ainda que seja uma criança. Dessa forma, a cooperação para com o terceiro será efetiva e leve! Afinal, quando estamos bem, podemos ajudar os outros com mais prontidão e eficácia.
Os promotores e procuradores de Justiça, em sua valorosa missão neste Estado, espalhados por seus 102 municípios, diuturnamente enfrentam turbulências, seja na vida profissional, seja na vida pessoal, e por via de consequência, cuidam muito mais dos outros do que de si próprios! Pois bem, nessa missão, a AMPAL vem ao seu encontro ofertar uma oportunidade de autoconhecimento, de encontrar-se consigo mesmo, com fins de crescimento psicossocial, melhor qualidade de vida e melhor desempenho de seu mister.
Esse setor de psicologia estará disponível aos associados e seus familiares, ofertando-lhes não uma “máscara de oxigênio”, mas uma oportunidade de vivenciarem melhor os seus dilemas diários na constante luta de ajudarem a si mesmos e aos outros. E para desincumbir-se fielmente da missão será utilizada a abordagem da “Gestalt terapia” com “sua visão holística de homem e de mundo, focando na completude do indivíduo como ser biológico, psicológico, social e espiritual”. O interessante dessa terapia holística é o foco em compreender como o presente afeta o indivíduo e o que pode ser feito para mudar a realidade, quando há um incômodo emocional, o seu modo de fazer psicoterapia não se concentra na doença, e sim em gerar saúde a partir das potencialidades que a própria pessoa possui. “Examine-se o homem a si mesmo” Paulo, Apóstolo (64 dC)
Os acompanhamentos serão destinados apenas a uma pessoa por família, no período de seis meses, com duração de cinquenta minutos cada encontro individual, marcado com agendamento prévio. Quando não puder comparecer ao atendimento, avise com antecedência, pois duas faltas não justificadas ensejarão o remanejamento da vaga para outras pessoas fazerem terapia.
A partir de outubro, as sessões de terapia serão realizadas nas segundas-feiras, das 8h às 16h; nas quintas-feiras, das 8h às 12h; e nas sextas-feiras: de 8h às 12h, na Ampal. Marque já seu atendimento através dos números: (82) 98878-6336/ (82) 9997-0466.