Ouvidoria do Ministério Público de Alagoas é reinaugurada para melhor servir a sociedade alagoana
Na última sexta-feira (08), houve a reinauguração da Ouvidoria do Ministério Público. de Alagoas. O espaço foi reformado e modernizado para melhor servir a sociedade alagoana. Na solenidade de entrega da sala, também aconteceu a inauguração da Galeria de fotos de Ouvidores e homenagem aos ex-ouvidores, no prédio-sede do Ministério Público.
Durante a cerimônia de entrega da sala, o procurador-geral de Justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque lembrou quando foi ouvidor substituto, na gestão de Dr. Afrânio Roberto. “Eu tenho com os olhos e os ouvidos, não apenas ouvi, mas também capta essas informações que são trazidas pela sociedade e as difundem dentro do Ministério Público, objetivando solucionar as demandas que nos são postas. O orçamento da nossa instituição é pobre, porém a força colaborativa e os recursos humanos da equipe da Ouvidoria são ricos para continuar fazendo um grande trabalho”, enfatizou Mário Roberto.
Gratulações
“É difícil desenvolver qualquer temática em relação à atividade da Ouvidoria, porque todos que me antecederam assim o fizeram e comungam da ideia de que esse é um canal de diálogo permanente com toda sociedade. A Ouvidoria também tem papel preponderante no contexto atual, talvez a gente tenha uma atuação agora de atacado, considerando a mudança do cenário fiscal do país inteiro, é um momento de repensar qual a própria atuação e definir quais as políticas que devemos implementar dentro dos limites que estão sendo postos, com a nova PEC que está em andamento. O Ministério Público de Alagoas é do tamanho que a sociedade alagoana suporta custear”, destacou Lean Araújo.
O presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), Héverton Alves de Aguiar, também participou da cerimônia. “De todos os sentidos dos quais somos dotados, o mais importante para a formação de conceito é a visão, e oferecer ao público alagoano um espaço aconchegante como esse faz com que, ao chegar aqui, cidadão se sinta acolhido e associe isso a demanda dele. Também desejamos que essas salas não sejam apenas um local de ouvir, mas que seja, especialmente, um espaço para a escuta empática, que possa receber as demandas dos emudecidos e dos excluídos”, afirmou Hérverton.
“A qualidade do atual ouvidor e dos ex-ouvidores é impecável, cada um cumpriu com seu mister com zelo e disciplina. Mas, para além disso, todos nós sabemos da importância da questão estrutural. Portanto, com este espaço ampliado e mais confortável, quem ganha é a população alagoana que, além de ter o melhor quadro funcional, também está sendo beneficiada com uma local mais digno”, completou o presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), Flávio Gomes.
Galeria de fotos dos ex-ouvidores
A cerimônia também destacou a Galeria com fotos dos ex-ouvidores do Ministério Público de Alagoas. Compõem a galeria de fotos, os procuradores Luciano Chagas, Eduardo Tavares, Luiz Barbosa Carnaúba, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, José Artur Melo, Wlater José de Omena Aciolly e o ouvidor atual, o procurador Lean Araújo.
O primeiro ex-ouvidor a fazer uso da palavra foi Luciano Chagas, que teve a oportunidade de ocupar pela primeira vez essa função. “Quando Dra. Ivana Auxiliadora, colega do Ministério Público do Trabalho de Brasília foi eleita Corregedora Nacional, nós recebemos uma sala como esta, não havia nenhuma cadeira para sentar, mas com o espaço deu início a tudo que ocorre hoje no Brasil com o Conselho Nacional do MP, .através da Emenda Constitucional número 45 nos possibilitou a função de criarmos as Ouvidorias dos Ministérios Públicos, enfatizou Chagas.
Posteriormente, o ex-ouvidor Afrânio Roberto Pereira de Queiroz fez uso da palavra. “Hoje nós estamos dando mais um passo na consolidação da Ouvidoria, começamos com aquelas dificuldades naturais e dependia muito da boa vontade de seus integrantes para que nós pudéssemos desempenhar por dentro a função, que nos fora delegada da Emenda 45. A Ouvidoria é um braço do Ministério Público junto a sociedade para ouvir seus reclames e atendê-los conforme fosse possível fazer e fizemos isso durante dois mandatos”, afirmou Afrânio Roberto.
A solenidade foi prestigiada ainda pelos corregedor-geral do MPAL, Geraldo Magela, e pelos procuradores de justiça Luiz Medeiros e Vicente Félix, além de ouvidores de MPs de outros estados da Federação.