Procurador de Justiça Geraldo Magela recebe homenagem em virtude de sua aposentadoria
Nessa quinta-feira (02/09), a Reunião Extraordinária do egrério Colégio dos Procuradores do Ministério Público de Alagoas foi marcada com Sessão Solene em homenagem ao procurador de Justiça e vice-presidente da Ampal Geraldo Magela Barbosa Pirauá, que se aposentou após 42 anos de dedicação ao órgão ministerial. A cerimônia aconteceu no Teatro Hermeto Pascoal, Sesc Arapiraca, com transmissão on-line pelo canal do YouTube/MPdeAlagoas.
Durante a solenidade especial, o procurador de Justiça Geraldo Magela recebeu uma placa de homenagem como agradecimento por sua valorosa contribuição ao Ministério Público de Alagoas. Na oportunidade, o promotor de Justiça Adivaldo Batista, que coordenou as Promotorias de Justiça de Arapiraca, também foi agraciado com uma placa.
O procurador de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, agradeceu ao decano pelo brilhante trabalho prestado à sociedade alagoana e ao Ministério Público de Alagoas. “Quero agradecer por representar uma instituição tão pujante, tão forte e tão respeitada que é o Ministério Público de Alagoas, por seus valorosos serviços prestados a esta terra, ao estado de Alagoas e ao órgão ministerial.”, enfatizou ele.
O subprocurador- geral administrativo institucional, Valter Acioly Dr. Magela, em seu discurso disse: “Dr. Magela não deixou o Ministério Público, ele continua nos representando com Dr. Salomão como vice-presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), mas tenho ouvido muito falar que o momento de aposentadoria é um misto de alegria e tristeza, porém, o momento para mim foi de tristeza por não ter a companhia dele no Ministério Público”, pontuou.
Ao falar sobre o procurador de Justiça Geraldo Magela, o corregedor-geral Walber Valente citou qualidades marcantes de Geraldo Magela. “A Corregedoria Geral agradece por sua dedicação, saber jurídico, fidelidade aos princípios éticos, pelo respeito inconstitucional à Constituição do Brasil e às leis. Vossa Excelência deixa o Ministério Público de Alagoas com uma vida funcional imaculada preenchida com relevantíssimos serviços que nos cumula a todos de orgulho, por sua postura sempre de respeito e atenção a todos, e por seus méritos, ganhou a admiração de tantos”, acrescentou.
Em seu discurso, o presidente da Ampal Roberto Salomão expressou seu reconhecimento pela dedicação do decano à honrosa instituição ministerial:
“Dr. Magela continuará nos representando como membro legítimo do Ministério Público, pois sua história é ímpar, com relevantes serviços prestados à sociedade arapiraquense e alagoana durante mais de quatro décadas. A aposentadoria não é o fim, mas o começo de uma vida mais plena, com mais dedicação e tempo para o engrandecimento da sociedade e do Ministério Público”, destacou ele.
E as homenagens seguiram com o servidor público das Promotorias de Justiça de Arapiraca, Jailson Macedo, que agradeceu em nome dos funcionários: “Gratidão pela oportunidade que ofereceu a cada um de nós, por sua acolhida sempre carinhosa, por ser exemplo para todos nós, e por podermos chamá-lo de amigo, nosso eterno diretor”, disse ele.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, Nivaldo Barbosa, fez uso da palavra: “Dr. Geraldo Magela é um homem disposto a ajudar sempre, nasceu para distribuir justiça, seu apego é pela missão, por amor à sociedade, por isso, realizou um grande trabalho no Ministério Público de Alagoas. Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas, receba nosso fraterno abraço e rendo todas as homenagens”, ressaltou ele.
Em sua fala, o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, destacou a merecida homenagem ao procurador de Justiça Geraldo Magela: “Eu me sinto muito feliz em participar desse momento de celebração, uma homenagem fundamental ao procurador Dr. Geraldo Magela, que dedicou sua vida inteira ao Ministério Público, engrandecendo, portanto, à instituição. E, além disso, ele adotou Arapiraca como sua terra, contribuindo bastante para o seu crescimento. Nossa gratidão por tudo que Dr. Magela tem feito por essa cidade”, acrescentou.
E para finalizar a cerimônia, o homenageado encerrou o momento com suas palavras: “Minha vida foi muito difícil, mas sempre abençoada por Deus. Estudei, formei-me, fui professor, posteriormente, passei no exame da Ordem, exerci a Advocacia; e em janeiro de 1978, fui nomeado Promotor de Justiça do Ministério Público de Alagoas. Quando assumi o cargo de Promotor de Justiça de Delmiro Gouveia, meu salário inicial era inferior aquele que eu recebia no escritório jurídico, mas eu nunca me arrependi da profissão assumida no honroso Ministério Público. No início da minha vida institucional, aprendi muito com o povo sertanejo”, disse ele.
“Agradeço pelos amigos que fiz na casa ministerial; é bom ter amigos, faz bem à saúde. Agradeço também por tudo que vivi no Ministério Público, porque aprendi, constantemente, que o exercício do poder deve ser com prudência, bom senso, moderação e integridade”, ressaltou ele.
“Agradeço à minha esposa Zélia pelo apoio incondicional em todos os momentos, mulher extraordinária. Agradeço aos meus talentosos filhos Adriana, Juliana, Rodrigo e Iggor, meu orgulho. Aos meus netos, noras e genros que completam a minha felicidade”, concluiu ele.
Além dos familiares e amigos do homenageado, promotores e procuradores de Justiça e servidores públicos do Ministério Público de Alagoas participaram da solenidade.
Trajetória de Geraldo Magela Barbosa Pirauá
Geraldo Magela Barbosa Pirauá foi nomeado integrante do Ministério Público, em 28 de dezembro de 1977, passando a exercer o cargo de Promotor de Justiça, em janeiro de 1978, na cidade de Delmiro Gouveia.
Na sua trajetória institucional, atuou em diversas comarcas como Traipu, Batalha, Limoeiro de Anadia e Arapiraca. Em 1996, foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, 2° instância onde permaneceu até a aposentadoria, que aconteceu em março de 2020.
Durante os 42 anos dedicados à instituição ministerial, Geraldo Magela também foi diretor do 2° Centro de Apoio Operacional, corregedor-geral do Ministério Público de Alagoas e membro do Conselho Estadual de Segurança Pública. Atualmente é vice-presidente da Ampal, e também, o mantenedor do Hospital Regional de Arapiraca.
Por Cínthia Fernanda